segunda-feira, 29 de outubro de 2012

EM MEMÓRIA DE DUANE ALLMAN

A exatos 41 anos Howard Duane Allman (20/11/1946 – 29/10/1971) deixava esse plano, vitimado por um por brutal acidente de moto, poucas semanas antes de seu 25° aniversário. Apelidado de Skydog ainda em vida e Freebird após morto, devido a homenagem que o Lynyrd Skynyrd lhe fez com a música homônima, é considerado por críticos e músicos como um dos maiores guitarristas que este mundo teve o prazer de ouvir. Duane tem sido considerado o 2º melhor guitarrista de todos os tempos em recentes enquetes, ficando atrás apenas de Jimi Hendrix.

Duane Allman participou de diversos projetos como músico de estúdio para outros músicos, tais como: Wilson Pickett, Aretha Franklin, King Curtis, Delaney and Bonnie, Ronnie Hawkins, Clarence Carter, John Hammond, Boz Scaggs e Herbie Mann. Uma das mais notáveis parcerias de Duane foi o álbum Layla and Other Assorted Love Songs do grupo Derek & the Dominos, capitaneado por Eric Clapton. Dono de uma técnica invejável que consistia em fazer slides usando frascos de remedios como "bottleneck", foi um dos fundadores do "The Allman Brothers Band" juntamente com seu irmão mais novo, Gregg Allman.

Duane começou a tocar guitarra depois de seu irmão mais novo, Gregg Allman, e rapidamente passou a dominar o instrumento com incrível maestria, passando seu irmão como se ele estivesse parado (palavras do próprio Gregg Allman). Sua dedicação ao instrumento deu origem ao estilo personalíssimo do Allman Brothers Band, mesclando Blues e Southern Rock.

O The Allman Brothers talvez tenha sido uma das melhores bandas em apresentações ao vivo, senão a melhor, que já existiram. Apresentavam um show cheio de improvisação, com um vocalista branco de uma voz de puro sentimento negro e um músico que quando estava tocando era a própria extensão do seu instrumento.

Duane não somente tocava guitarra, ele entrava em um estado de comunhão plena com o seu instrumento fundindo a sua alma e fazendo com que parecesse que a guitarra fosse uma extensão do seu próprio corpo.

Segundo os mais prôximos, Duane era um grande amigo, de hábitos simples, que vivia a vida intensamente e com grande prazer em tudo que fazia. Encontra-se sepultado no Rose Hill Cemetery, Macon, Condado de Bibb, Geórgia nos Estados Unidos.
____________________________________________________________________________
Texto original de LACARV, publicado em 29/10/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...